A umidade do solo em níveis adequados é um fator decisivo para uma correta germinação das sementes. Quando colocada em condições de umidade insuficiente pode a não emergência e/ou emergir e não se estabelecer, caso as chuvas não continuam a ocorrer. Aliado a isso, altas temperaturas em plantas recém emergidas, em solos com baixa umidade, favorecem o cancro por calor ou escaldadura por calor do colo das plantas, gerando o tombamento dessas.
Atualmente, as condições de umidade do solo na maior parte do Brasil são baixos, sendo que os volumes de chuva que ocorreram e irão ocorrer no final do mês, não são suficientes para garantir uma boa germinação das sementes. As semeaduras antecipadas permitem que a pressão de ocorrência de ferrugem seja menor, não tenha grande ocorrência de chuva na colheita, e possibilite a semeadura da safrinha.
Contudo, quando a semente é colocada em solo sem umidade suficiente para sua correta emergência, a mesma perde vigor e o estande de plantas é prejudicado. As sementes representam um alto investimento, e a população de plantas abaixo de desejado, faz com que o potencial produtivo da lavoura é reduzido, podendo em alguns casos demandar ressemeadura.
Outro ponto que merece destaque é a qualidade das sementes e vigor, que quando adequadas permite que a semente germine com mais vigor. Porém, alguns locais que produziram sementes tiveram chuvas em excesso no final do ciclo, o que está comprometendo a qualidade dessas sementes. Diante disso, a escolha do material genético de qualidade permite que a germinação não tenha este impacto negativo.
Assim, dispor de informações da umidade do solo no local da semeadura é imprescindível para realizar a escolha de quando semear, bem como, aliado a previsão de chuva, realizar o planejamento para os próximos dias. Nesse sentido, dispor de informações da quantidade de chuva necessária para início da semeadura são de extrema importância, principalmente se olharmos para os últimos anos. Se você deseja dispor de informações da sua lavoura e realizar o planejamento da semeadura e demais atividades, entre em contato com a Logar.
Comentarios